(48) 3338-0814 / 98815-4211

sultelhasfloripa@hotmail.com

(48) 3338-0814 / 98815-4211

sultelhasfloripa@hotmail.com

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Sul Telhas » Chuvas de verão: prepare a calha e o telhado
Chuvas de verão: prepare a calha e o telhado

 

As fortes chuvas de verão alertam para a limpeza de calhas, telhados e rufos. As folhas e outros resíduos podem resultar em alagamentos e infiltrações capazes de danificar o forro e até eletrodomésticos se atingirem a fiação

Chuvas passageiras, porém fortes, são comuns no verão. Tanta água podem trazer prejuízo especialmente se a casa não estiver com a manutenção em dia. Calhas e rufos entupidos podem causar alagamentos e infiltrações.

Para o técnico em edificações, eletrotécnica e automação, habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA), Leandro Rodrigues da Silva, o período ideal entre uma limpeza e outra deve ser de quatro meses.

Ele, que é proprietário de uma empresa que presta esse tipo de serviço, entre outros, a Disk Reparos Maringá, explica que esse espaço de tempo é suficiente para que sujeira como folhas, sacolas plásticas, restos de construção civil de obras vizinhas, entre outras, fiquem acumuladas nas calhas. Também é comum pássaros construírem ninhos nestes locais.

Além da limpeza da calha, é preciso varrer todos os resíduos acumulados no telhado porque podem descer com a chuva. Silva explica que se a sujeira obstruir a boca do coletor durante uma chuva forte a água pode entrar no forro. Outro fator importante é verificar se o coletor utilizado tem tamanho adequado.

"Quando a calha não tem vazão dimensionada para drenar, ou está obstruída, a água escorre para dentro da laje. Se (o forro) for laje, a água pode descer pelas mangueiras de fio elétrico e danificar aparelhos eletrodomésticos, além do madeiramento", explica. Em forros de madeira, podem surgir goteiras, nos de PVC a água costuma escorrer pelos cantos. Já nos forros de gesso, há risco, inclusive, de desabamento.

Mãos à obra

O especialista orienta que a limpeza seja feita preferencialmente em dias não-chuvosos, para evitar acidentes e facilitar o trabalho. O próprio morador pode fazer a limpeza, mas a recomendação é pela procura de um profissional habilitado que tenha responsabilidade técnica pelo serviço.


https://maringa.odiario.com/imoveis/2015/01/chuvas-de-verao-prepare-a-calha-e-o-telhado/1254225/

Home | Quem Somos | Produtos | Simuladores | Fotos | Blog Sul Telhas | Orçamento | Mapa do Site

Sul Telhas © 2014 - 2018. Todos os direitos reservados. CNPJ: 13.030.148/0001-10. Rodovia SC 405, 2008, Rio Tavares, Florianópolis-SC. CEP: 88.048-000.

site desenvolvido por: www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.